Departamentos
Aposentados
- Promover a integração dos associados aposentados nas ações desenvolvidas pela AMPPE;
- Realizar, em parceria com outros departamentos, eventos que possibilitem essa integração;
- Estimular a participação dos associados aposentados em congressos, seminários e cursos, permitindo-lhes exercitar a troca de experiências e a renovação dos conhecimentos;
- Promover o intercâmbio dos associados aposentados da AMPPE com associações congêneres e outras entidades.
Beneficiência
- Promover para os associados o seguro de vida ou de acidente;
- Promover, a juízo da diretoria, convênios com profissionais da área de saúde para assistência dos associados e seus dependentes;
- Dirigir o fundo de saúde, mantendo em conta bancária própria a contribuição dos associados;
- Informar à diretoria a aposentadoria ou morte de sócio titular para fins de desconto ou cobrança do percentual estabelecido no art. 7º, letra “b”, in fine, deste Estatuto, submetendo à Diretoria o nome do beneficiário do pecúlio;
- Sugerir à diretoria planos de assistência e auxílio aos associados.
Comunicação
- Providenciar a elaboração de boletim informativo mensal e do jornal da AMPPE;
- Entender-se com as autoridades constituídas e imprensa, prestando esclarecimentos, a critério da diretoria, quando o exigirem os interesses da associação ou dos associados;
- Elaborar em nome da diretoria nota de desagravo na imprensa às ofensas dirigidas aos associados em razão de suas funções;
- Organizar a “home page” da AMPPE;
- Intermediar entrevistas da diretoria com a imprensa.
Cultural
- Manter uma revista periódica, com publicação de trabalhos jurídicos elaborados pelos associados;
- Instituir prêmios, através de concursos e monografias, ou trabalhos forenses entre os associados;
- Promover o intercâmbio cultural relativo aos interesses da Associação, com congêneres nacionais ou estrangeiros;
- Enviar aos associados cópias de leis ou jurisprudência de interesse do Ministério Público;
- Promover conferências públicas e palestras;
- Organizar uma biblioteca especializada;
- Promover com o Departamento Social cerimônias comemorativas das relevantes datas jurídicas e da data da fundação da Associação;
- Promover congressos, encontros e seminários no âmbito estadual.
Esportes
- Fomentar e organizar as atividades esportivas no âmbito da AMPPE;
- Promover o intercâmbio esportivo da AMPPE com as Associações congêneres e outras entidades;
- Promover torneios no âmbito da AMPPE.
Institucional
- Acompanhar os projetos legislativos do interesse da AMPPE;
- Assistir e informar o associado sobre questões institucionais;
- Formar banco de dados institucionais sobre as Promotorias e Procuradorias de Justiça do Estado de Pernambuco.
Jurídico
- Promover a defesa judicial e extrajudicial dos interesses dos associados, quando se tratar de assuntos relativos ao seu cargo, bem como de suas viúvas, viúvos e dependentes com relação aos direitos previdenciários;
- Acompanhar inquéritos nos quais o sócio tenha sido vítima ou indiciado.
Patrimonial
- Manter atualizado o inventário dos bens da Associação;
- Administrar em conjunto com a Diretoria os bens da Associação.
Social
- Promover as solenidades de posse, divulgar assuntos pertinentes ao interesse da Associação de acordo com a Diretoria e organizar visitas à sede social para as comemorações;
- Promover passeios turísticos, visitas às associações de outros Estados e outras atividades de lazer;
- Administrar o clube de campo, dirigindo, inclusive, os funcionários contratados para o serviço;
- Estabelecer juntamente com o Chefe do Departamento do Patrimônio normas para o uso dos bens do Clube.