Presidente do TJPE dá sinal verde para o Calendário do Judiciário
Em reunião realizada na manhã de ontem, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Leopoldo Raposo, posicionou-se a favor da criação do Calendário do Judiciário, garantindo o início de diálogos necessários para sua concretização. “A reunião foi muito proveitosa. O presidente do TJ vai dar seguimento a ideia e vai estudar a institucionalização efetiva de uma comissão composta pelo Tribunal de Justiça, Ministério Público, OAB e Defensoria Pública, na qual também terão assento as associações de classe e as escolas, isto é, os centros de formação e aperfeiçoamento”, explica o presidente da AMPPE, Roberto Brayner.
A reunião ocorreu na manhã dessa segunda-feira, 19, no Palácio da Justiça e contou com a presença não somente de representantes do Ministério Público, como da Defensoria Pública e da Advocacia. Participaram Deluse Amaral, diretora da Escola Superior do Ministério Público (ESMP/PE), Marcos Carvalho, 1º secretário da AMPPE; Fernando Lins, secretário-geral da OAB-PE, Edmundo Siqueira Campos, presidente da ADEPEPE, e José Fabrício Silva de Lima, subdefensor público-geral do Estado de Pernambuco; além de Ailton Alfredo de Souza, juiz assessor do TJPE.
Um dos compromissos traçados pela nova diretoria da AMPPE (biênio 2016/2018), o Calendário do Judiciário propõe, entre outras medidas, a criação das férias preferenciais (em janeiro) e a determinação de datas para a realização de eventos e formações, a fim de aprimorar os serviços prestados à sociedade. “Será um espaço democrático em que a agenda e o calendário poderão ser construídos coletivamente no ano anterior, possibilitando a superação de eventuais obstáculos e garantindo mais espaço para capacitação, sem prejudicar o cidadão”, complementa Brayner.