Projeto de Humanização do Parto do MPPE conquista segundo lugar em prêmio

No último dia 20, a campanha institucional “Humanização do parto. Nasce o respeito”, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), arrematou o segundo lugar do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2016, na categoria Campanha de Comunicação de Interesse Público. A premiação ocorreu durante o encerramento do XII Congresso Brasileiro de Comunicação e Justiça, realizado nos dias 16 e 17 de junho, em Belém (PA). Concorreram na mesma categoria a Campanha de combate ao trabalho infantil, de autoria do Tribunal Superior do Trabalho (1º lugar), e a campanha João Cidadão: seja grande como os seus direitos, desenvolvida pelo Conselho Nacional do Ministério Público (3º lugar).

“Ter o reconhecimento desse trabalho em um prêmio de âmbito nacional, figurando entre dois gigantes (TST e CNMP), é uma emoção enorme. Um trabalho feito pela própria Assessoria de Comunicação do MPPE com um orçamento bastante apertado que foi contornado com ideias brilhantes e muito talento por parte da equipe”, comentou a promotora de Justiça Maísa Silva Melo de Oliveira, coordenadora do projeto.

Aliada à realização de encontros regionais e à disponibilização de apoio técnico aos promotores de Justiça com atuação na Defesa da Saúde, a campanha de humanização do parto vem promovendo ações de comunicação voltadas para sensibilizar a sociedade, esclarecendo para as pessoas questões sobre os direitos da mulher, da criança e da família no momento do nascimento.

“No Projeto buscamos dialogar com os diversos setores envolvidos, mulheres, famílias, grupos de apoio, profissionais de saúde, gestores públicos, conselhos profissionais, a fim de encontrar uma saída para melhorar a assistência ao parto. Com isso, pretendemos garantir os Objetivos do Milênio [estabelecidos pela ONU] relacionados à redução da mortalidade infantil e materna, ao empoderamento da mulher e à saúde das gestantes”, explicou Maísa.

Um dos encontros regionais da campanha ocorreu no último Congresso Estadual do Ministério Público, promovido pela AMPPE em 2015, na cidade de Garanhuns. Na ocasião, foi realizada uma oficina sobre humanização do parto e nascimento, que contou com palestra da enfermeira obstetra e parteira urbana Tatianne Cavalcanti Frank.

Confira aqui as peças que fazem parte da campanha institucional de humanização. Todas as publicações podem ser baixadas gratuitamente e utilizadas como material informativo.