Presidente da AMPPE prestigia posse do novo PGJ
O novo procurador-geral de Justiça do MPPE, Francisco Dirceu Barros, que irá conduzir a instituição no biênio 2017/2019, foi empossado em ato festivo na última sexta-feira, 3 de fevereiro. A solenidade, realizada no auditório Tabocas do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, contou com a participação de políticos, autoridades locais, membros e servidores do MPPE. O presidente da Associação, Roberto Brayner, que participou da solenidade representando também a CONAMP, proferiu discurso em nome da AMPPE.
Em sua fala, Brayner destacou o atual cenário do Ministério Público pernambucano, que hoje se encontra na posição de pior MP do Brasil na relação número de membros/população ou na relação número de membros pelo número de juízes, ressaltando a tese sustentada reiteradamente pela AMPPE da quebra da autonomia administrativa e financeira de nossa instituição, em razão da sistemática adotada pelo Executivo na questão do orçamento. Além disso, transmitiu o desejo de sucesso ao novo chefe do MPPE. “No mais, posso assegurar a todos os membros do Ministério Público de Pernambuco, que a Associação não arredará da posição de buscar o diálogo, guardada a independência da entidade de classe, como historicamente tem sido”, completou Brayner.
Durante a posse, o novo PGJ destacou as prioridades do seu mandato, no qual pretende uma atuação integrada aos anseios da sociedade. Além disso, adiantou que irá apresentar, na próxima semana, um plano de contingenciamento que visa otimizar o uso dos recursos, a fim de permitir investimentos para enfrentar desafios como o deficit de promotores de Justiça, visto que o MPPE conta com aproximadamente 160 cargos vagos em todo o Estado.
Compareceram à posse do PGJ o governador do Estado, Paulo Câmara, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Leopoldo Raposo, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Guilherme Uchôa, o presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais, Rinaldo Lima, os representantes do Conselho Nacional do Ministério Público, conselheiros Orlando Rochadel e Fábio George, o defensor público geral de Pernambuco, Manoel Jerônimo de Melo Neto, o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Cristiano Pimentel, e o prefeito do Recife, Geraldo Julio. Mais fotos aqui.
* Com informações do MPPE.