NOTA DE DESAGRAVO – resposta à nota publicada pelo jornalista Magno Martins

A Associação do Ministério Público de Pernambuco (AMPPE), entidade civil que reúne os Promotores e Procuradores de Justiça do Estado de Pernambuco, fundada em 17 de junho de 1946, tendo em vista a nota publicada pelo jornalista Magno Martins, que atingiu o Ministério Público do Estado de Pernambuco, representado pelo Procurador Geral de Justiça, Dr. Francisco Dirceu Barros, e seus membros André Múcio Rabelo de Vasconcelos, Ângela Márcia Freitas da Cruz, Antônio Augusto de Arroxelas Macedo Filho e Elaine Gaia Alencar, todos regularmente associados ao nosso Órgão de Classe, vem a público expedir a presente NOTA DE DESAGRAVO nos termos seguintes:

O Júri Épico é um projeto que reúne anualmente grandes nomes do cenário jurídico nacional para a realização de um Tribunal do Júri com temática de cunho histórico, social ou literário, para que de forma interdisciplinar, a ciência do direito ganhe vivacidade, despertando na comunidade acadêmica e nos profissionais da área o encantamento pela argumentação e capacidade de ampliação de conhecimento, de modo que este perpasse o contexto artístico, cultural, filosófico e antropológico.

O evento é realizado em parceria formada por Instituições de Ensino Superior do Vale do São Francisco, Ordem dos Advogados do Brasil, Poder Judiciário, Defensoria Pública e Ministério Público.
A participação dos promotores de justiça tem evidente finalidade pública na medida em que há enorme contribuição para a melhoria dos níveis de conhecimento da população acerca do papel e da missão constitucional do Ministério Público na defesa da vida e enfrentamento à violência, além de permitir uma desejável aproximação entre a Instituição e a sociedade, tudo realizado com o objetivo de gerar a interseção entre o direito, a cultura e arte.

Ao cumprir mais esta missão institucional, os membros do Ministério Público não prejudicaram os serviços que prestam à sociedade pernambucana. Nenhuma audiência deixará de ser realizada e o evento não ocorrerá em dia útil.

Por fim, a AMPPE reafirma o compromisso de seus associados com a informação de qualidade, defesa dos interesses sociais e individuais indisponíveis e combate à criminalidade.

A Diretoria