Memória Oral | AMPPE se prepara para realização de seu primeiro videodocumentário


Neste segundo semestre, a AMPPE se prepara para a produção e lançamento de seu primeiro documentário audiovisual. Um dos compromissos da atual gestão, representada pelo Departamento de Aposentados, o registro tem como finalidade o resgate da memória oral dos associados aposentados, constituindo-se como uma verdadeira documentação da história do Ministério Público pernambucano.

“Estamos muito felizes em dar início a esse trabalho. É muito importante poder contar a história do MPPE e mostrar a força da associação de seus membros através dos depoimentos daqueles que efetivamente participaram dessa construção”, comenta o presidente da AMPPE, Roberto Brayner. Atualmente o Departamento de Aposentados é um dos segmentos da AMPPE de maior atividade, encabeçado pelos diretores Bernadete Aragão e Geraldo Margela.

A proposta é de um roteiro que caminhe entre a trajetória do MPPE e a construção da função social do procurador e do promotor de Justiça, revelando seus percursos e travessias, e tendo como plano de fundo o surgimento da associação, com seu papel de defensora dos interesses e das prerrogativas dos associados e do Ministério Público.

Idealizado pela Assessoria de Comunicação da AMPPE, o documentário encontra-se em fase de pré-produção, tempo dedicado ao planejamento do calendário das etapas do projeto (filmagens, edição, finalização), mapeamento de personagens e locações, entre outros detalhes indispensáveis para a execução da obra. A expectativa da associação é de incluir no calendário de comemorações de fim de ano da entidade uma data para o lançamento do documentário, em formato de cineclube, com exibição seguida por um debate. Aguardem!

Campanha nacional

Também no sentido de promover a valorização do Ministério Público e de seus membros, a Conamp está preparando uma campanha super interessante que irá apresentar um mapeamento das ações e respectivos resultados do trabalho do MP em todo o Brasil, para contar à sociedade o que fazem e como atuam os seus membros. Todas as frentes institucionais serão expostas a partir de exemplos e histórias reais, para buscar a compressão e o apoio da sociedade, da qual boa parte ainda desconhece o papel do MP e dos promotores e procuradores de Justiça.

A ideia, concebida pela empresa In Press, foi aprovada por unanimidade na reunião do Conselho Deliberativo da CONAMP do dia 12 de julho e conta com o apoio institucional do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), anunciado na reunião do último dia 27. Embora ainda em fase de elaboração, a campanha já tem data de lançamento: será durante o XXII Congresso Nacional do MP (https://congressonacional2017.ammp.org.br/), que acontecerá em Belo Horizonte, Minas Gerais, entre os dias 27 e 29 de setembro. Vamos lá conferir?