AMPPE marcou presença na Parada Brasileira de Mulheres

A AMPPE esteve representada nesta quarta-feira, 8 de março, na Parada Brasileira das Mulheres, realizada no Recife. O ato político se deu em defesa dos direitos das mulheres e para denunciar as diversas formas de opressão contra a população feminina. A pauta era extensa e reunia assuntos como Reforma da Previdência, racismo, violência sexual e psicológica, entre outras.

Segundo a vice-presidente da AMPPE, Ivana Botelho, a presença de um grupo de promotoras e procuradoras de Justiça no ato foi importante para mostrar também que é um dos papeis do Ministério Público o empenho na luta para que a igualdade de gênero no nosso Estado seja uma realidade. “O Brasil se encontra entre os países onde mais se cometem agressões às mulheres. A AMPPE se fez presente, pela primeira vez, em um movimento da magnitude do que vivemos ontem. Como Promotoras e Procuradoras de Justiça, devemos exigir que a igualdade de gênero, na sociedade pernambucana, seja uma realidade para todas as mulheres”, disse Ivana.

A vice-presidente também destacou a necessidade de manter assegurados os direitos femininos que foram duramente conquistados ao longo da história. “Foi um movimento de mulheres importantíssimo para protestar pelos direitos que ainda não nos são assegurados e os que, apesar de já garantidos, encontram-se na iminência de serem usurpados”, pontuou.

A concentração do ato aconteceu no Parque 13 de Maio, área central do Recife, e contou com diversas rodas de diálogo, batucadas e atividades culturais para incentivar a conscientização das questões relativas à mulher. A marcha saiu rumo à Conde da Boa Vista e encerrou na Praça do Derby.