XV Congresso Estadual do MPPE reforça papel da inovação na promoção da justiça e da transformação social

Abordando temas voltados para justiça social e inovação, o XV Congresso Estadual do Ministério Público de Pernambuco reuniu, de 4 a 6 de junho, em Petrolina, membros do MP, especialistas e representantes da sociedade civil para discutir novos caminhos para a atuação ministerial. O evento aconteceu no Nobile Suites Del Rio, na orla da cidade, para onde o congresso retornou após 14 anos.

A solenidade de abertura contou com a participação da Presidenta da AMPPE, Helena Martins, do Procurador-geral de Justiça do MPPE, José Paulo Xavier; do Presidente da CONAMP, Tarcísio Bonfim; do Prefeito de Petrolina, Simão Durando; da Corregedora-geral do MPPE, Ivana Botelho; e do Procurador chefe da Regional de Petrolina, Marcos Elesbão, representando o Governo de Pernambuco, além de outras autoridades que também estiveram presentes.

A noite de abertura também foi marcada por uma apresentação poética e musical do artista Tonfil, que emocionou o público com uma reflexão sensível sobre o sertão e as questões sociais no Brasil. A cantora Fabiana Santiago interpretou o Hino Nacional e o Hino de Pernambuco, encantando os presentes. O encerramento do primeiro dia contou com um coquetel de boas-vindas realizado no rooftop do hotel, embalado pela apresentação da banda local de pop rock MPA e discotecagem do DJ Zalma.

Palestras

Realizados nos dias 5 e 6, os painéis de palestras abordaram temas como transformação digital, combate à desigualdade, mudanças climáticas, desastres ambientais, dilemas contemporâneos do Tribunal do Júri e a atuação estratégica do MP na defesa das populações vulneráveis. Entre os palestrantes, estiveram a promotora de Justiça Joana D’Arc Dias (MPAC), o promotor Vinícius Limeira (MPRJ), o procurador da República Antônio Arthur, o promotor do Júri do MPES Leonardo Cezar, o conselheiro do CNJ Pablo Barreto, o promotor Emerson Garcia (MPRJ) e a psicanalista e escritora Maria Homem, que compartilharam conhecimento em painéis instigantes.

Teses

Um dos destaques do XV Congresso foram as salas de teses, bastante prestigiadas pelos participantes do evento. Ao todo, 18 teses foram apresentadas por promotores e procuradores associados da AMPPE e aprovadas pela comissão científica, composta por Carolina de Moura Cordeiro Pontes (coordenadora), Aline Arroxelas, Bettina Guedes, Dalva Cabral, Fabiano Pessoa, Pedro Ivo e Gustavo Henrique Kershaw. Aprovadas, as teses estão aptas a serem apresentadas no Congresso Nacional do Ministério Público.

Lançamento de livros

Atendendo ao chamado da AMPPE, as associadas Andréa Nunes, Judith Borba e Maristela Simonin lançaram seus livros durante o segundo dia do evento. Os títulos “Jogo de Cena”, “Corpos Hackeados”, “A Era dos Direitos e a Nova Onda de Autocracia”, “Aborto Inseguro: Esta Outra Pandemia”, “As Aventuras de Ju Blumblum” e “O Véu que Cai” estiveram à disposição dos congressistas para compra.

Cultura, turismo e lazer

A parte científica do evento consolidou o congresso como um espaço de escuta e troca, reafirmando o compromisso da AMPPE — organizadora do evento — com uma atuação propositiva e conectada com as necessidades reais da população pernambucana. Paralelamente, o XV Congresso também mergulhou na cultura e nas belezas locais de Petrolina.

Para a presidenta da Associação, Helena Martins, o sucesso do evento deveu-se à dedicação da Diretoria “foram meses de preparação, com visitas aos locais do evento e escolha feita pessoalmente de cada item que compôs o congresso. Desde a escolha dos palestrantes, até a escolha dos artistas para as apresentações, passando pela busca das parcerias e apoios, foram muitas reuniões, dias e horas dedicados ao evento, para que tudo acontecesse da maneira como foi. O resultado foi gratificante demais.”

Na quinta-feira, 5 de junho, os congressistas participaram de um passeio pelo Rio São Francisco, com destino à Ilha do Maroto. A atividade incluiu banho de rio no Velho Chico, com os barcos animados ao som de música ao vivo e também discotecagem do DJ Zalma, findando o tour com a contemplação de um dos pores do sol mais belos do Brasil.

Na sexta-feira, 6 de junho, foi a vez do forró tomar conta da noite com o São João da AMPPE, que contou com shows vibrantes de Charles Theone e Beto Barbosa. E, para encerrar a programação de turismo e lazer com chave de ouro, no sábado houve visita à vinícola Rio Sol, com degustação e explanação sobre a produção de vinhos e espumantes locais, finalizado com almoço servindo delícias regionais.

Selo

Durante a festa de São João, a diretoria da AMPPE realizou o lançamento do selo oficial de 80 anos da Associação. O momento marcou o início das celebrações das oito décadas de resistência e luta classista da instituição, que completa aniversário em 17 de junho.

Encerramento

Antes da festa junina, a psicanalista e escritora Maria Homem conduziu a palestra “É possível justiça sem escuta?”, encerrando a programação científica do congresso. Em sua fala, Maria utilizou seu repertório psicanalítico para provocar reflexões voltadas ao meio jurídico, abordando desde o atendimento ao público até o entendimento das questões sociais. A atividade se transformou numa verdadeira sessão de psicanálise coletiva, com participação ativa dos congressistas.

Patrocinadores

Para que este evento ocorresse com tantos e tão ricos debates, contamos com o patrocínio de instituições que acreditam na importância da troca de conhecimento para um Ministério Público mais justo e preparado para servir à sociedade. Agradecemos à Caixa Econômica Federal, ao Governo Federal, à Copergás, à Fiepe, à Prefeitura de Petrolina e ao Complexo Industrial Portuário de Suape pelo apoio.

O XV Congresso Estadual do Ministério Público de Pernambuco, organizado pela AMPPE, contou ainda com o apoio institucional do MPPE e da Conamp.

A realização do Congresso Estadual do Ministério Público de Pernambuco já faz parte do calendário da AMPPE e ocorre a cada dois anos. Com certeza, o XV ano do evento foi marcante, com muita entrega em conteúdo, debates, interação e proposições para a otimização da atuação do MPPE. E as expectativas já são grandes para a XVI edição do evento!