Promotoria de Garanhuns recomenda que peça protagonizada por atriz trans seja mantida na grade do FIG 2018

Foto: Rogério Alves/TREMA! Festival.

A atuação do promotor de Justiça e associado Domingos Sávio Pereira Agra resultou na determinação para que a peça “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu” volte a integrar a programação do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) 2018, prevista inicialmente para acontecer na noite desta quinta-feira, dia 26 de julho, durante a Mostra de Teatro Alternativa. Na última terça-feira, o desembargador Baptista Filho acatou o recurso impetrado pelo MPPE.

O espetáculo apresenta a atriz e mulher trans Renata Carvalho no papel de Jesus Cristo. Selecionada pela comissão curatorial do FIG, a peça foi retirada da programação pelo Governo de Pernambuco após manifestações do prefeito da cidade, da Câmara Municipal e da Diocese de Garanhuns.

Segundo o texto de Domingos, o cancelamento da apresentação da peça não se encontra devidamente fundamentado no ordenamento jurídico, uma vez que passou por processo regular de seleção. “E não tem o propósito de fazer qualquer ofensa a nenhuma crença, mas sim o de estimular a reflexão sobre a discriminação social, especialmente dos travestis e transexuais, recorrendo aos valores cristãos do amor, do perdão, da tolerância e da solidariedade”, afirma. Sendo assim, a peça está em conformidade com o princípio da dignidade da pessoa humana e dentro dos limites constitucionais da liberdade de expressão artística.

Entenda

A batalha jurídica para assegurar a liberdade de expressão e a laicidade do Estado iniciou-se com a expedição de uma recomendação (clique aqui), desatendida pelos organizadores do festival cultural. Na sequência, foi ajuizada uma ação civil pública (aqui). Negada a liminar pelo juiz de primeiro grau, foi interposto o recurso cabível (aqui) que resultou na conquista da decisão para reinserção da peça na programação oficial do FIG 2018.