Procuradora receberá homenagem do coletivo Afoxé Omô Nilê Ogunjá no Carnaval do Recife

 

Mulher, negra e militante contra o racismo e o machismo. Entre tantos substantivos, estes talvez sejam alguns que podem definir bem a procuradora Maria Bernadete Figueiroa, que será uma das mulheres homenageadas nesta terça-feira pelo coletivo Afoxé Omô Nilê Ogunjá, na praça do Arsenal da Marinha do Recife/PE, em evento que faz parte da programação carnavalesca da cidade.

Atual coordenadora do Grupo de Trabalho de Combate ao Racismo, a procuradora possui um histórico de luta em prol da defesa dos direitos da população negra. Ela foi escolhida pelo coletivo devido ao seu trabalho na fiscalização das políticas de inclusão social e econômica de indivíduos e grupos discriminados em função do racismo.

Maria Bernadete Figueiroa é formada em Direito e é especialista em Direito Civil pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE). Em 2002, participou da criação do GT Racismo do MPPE e atua desde os anos 80 no combate à Violência Doméstica junto aos Movimentos Sociais. O coletivo que a homenageará tem sede no bairro do Ibura, no Rexife, e promove ações culturais voltadas para o povo negro.