Outubro Rosa | MPPE realiza manhã de conscientização e solidariedade

Após quase um mês de atividades e arrecadação de lenços para doação, o MPPE realizou na manhã desta quinta-feira, 27 de outubro, a palestra “Vamos tirar dúvidas sobre o câncer de mama?”, fechando o ciclo da campanha Outubro Rosa da entidade. Guiada pela coordenadora da ESMP/PE, Deluse Amaral, a mesa de abertura contou com a presença do presidente da AMPPE, Roberto Brayner, o secretário-geral do MPPE, Aguinaldo Fenelon, e o subprocurador-geral de Justiça em Assuntos Jurídicos, Clênio Valença, representando o PGJ.

“O Ministério Público não é um órgão que leva demandas ao Judiciário apenas. Temos um trabalho muito grande não somente nas cobranças como também no diálogo direto com a sociedade, como a campanha do Outubro Rosa que foi feita pelo MPPE”, comentou o presidente da Associação. Brayner também alertou quanto ao processo de tramitação da PEC 241, que congela os investimentos no sistema público de saúde, o que prejudicará ainda mais a garantia do direito à saúde, inclusive, no tocante à prevenção do câncer de mama.

Após o primeiro momento de falas, deu início a exposição da procuradora de Justiça aposentada e escritora, Maristela Simonin, que fez uma apresentação voltada à simbologia do seio na história social. Maristela também falou sobre a importância de buscar uma vida saudável, atentando para os fatores de risco do câncer de mama. “Deve-se procurar viver bem, sabendo distinguir o que é bom ou não, mas sem exageros ou radicalismos. Não se pode exagerar a ponto de não se ter mais vida. Inclusive, estar sempre atentas às dicas que nos são dadas, mas que têm um perfil antifeminista, como mais uma forma de dominação da mulher”, reforça.

Por fim, a médica mastologista Izabel Cristina Pereira, coordenadora do Centro de Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Mama do IMIP, conversou com o público presente sobre o câncer de mama e os fatores de risco, além de responder perguntas. Durante a campanha, foram arrecadados 400 lenços, dos quais 200 foram doados aos IMIP, através da médica palestrante, e os demais ao Hospital do Câncer. A programação foi realizada no auditório da Procuradoria Geral do Estado (Rua do Sol, nº 143, 7º andar – Recife/PE).