O primeiro capítulo de uma nova etapa

Na última sexta-feira, 19 de agosto, foi comemorada a festa oficial dos 70 anos da Associação do Ministério Público de Pernambuco, marcada pela posse festiva da nova diretoria da entidade, cujo presidente é Roberto Brayner. O evento, que aconteceu no Armazém Blu’nelle (Santo Amaro – Recife/PE) foi um momento de firmar compromissos, realizar homenagens e, sobretudo, celebrar a história e o novo ciclo que se inicia.

Dado início à cerimônia de abertura, foram chamados para compor a mesa, além de Brayner, o agora ex-presidente da AMPPE, Salomão Ismail Filho; a presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Norma Cavalcanti; o Subprocurador-Geral em Assuntos Jurídicos do MPPE (representando o Procurador-Geral de Justiça), Clênio Valença; o Corregedor-Geral, Renato da Silva Filho; o vice-governador de Pernambuco, Raul Henry; o prefeito da cidade do Recife, Geraldo Júlio; o Defensor Público-Geral do Estado, Manoel Jerônimo; o deputado estadual José Maurício; e a tesoureira da Ordem de Advogados do Brasil (OAB-PE), Sílvia Nogueira. A Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque, em sua formação de quinteto, fez uma breve participação, executando o hino nacional.

Em seu último discurso como presidente da Associação, Salomão Ismail Filho, que agora assume a diretoria do Departamento de Comunicação da entidade, agradeceu pelo período que esteve à frente da AMPPE e ressaltou a importância de haver uma consciência de classe, independente das adversidades. “Sejam procuradores ou promotores de Justiça, promotores do interior ou da capital, membros da ativa ou aposentado. Que saibamos conviver com as diferenças”, disse Salomão, que também reconheceu o valor da existência da CONAMP, como órgão agregador das associações estaduais do MP.

Norma Cavalcanti, que discursou em seguida, agraciou Salomão com uma moção de reconhecimento, em placa, aos serviços prestados enquanto presidente da Associação. Já o Corregedor-Geral do MPPE, Renato da Silva Filho, falou sobre sua experiência à frente da AMPPE, enquanto o representante do PGJ, Clênio Valença, homenageou a Associação como órgão de classe. Antes do discurso final do presidente eleito, foram homenageados todos os ex-presidentes da Associação – Laís Teixeira, José Vladimir Acioli, Geraldo Margela, Norma Sales e Salomão, que estavam presentes, receberam uma placa comemorativa.

“A Diretoria que ora toma posse dará seguimento ao trabalho desenvolvido pelas que nos antecederam no processo de contínua construção. Sempre abertos ao diálogo, esperamos contar com a colaboração e a participação de todos, inclusive na divergência, democrática e respeitosamente posta”, afirmou Roberto Brayner, que conduziu seu discurso num tom incisivo, porém otimista. Em suas palavras, reconheceu os problemas que o MP vem enfrentando, associando às questões sociais do Brasil que merecem fundamental atenção e dedicação para buscar um caminho melhor.

Para animar a festa, teve show da banda Sebastião e os Maias, com um setlist dedicado ao som de Tim Maia, composto por composições famosas e outras menos conhecidas. A energia da banda contagiou os presentes, que invadiram o salão e dançaram bastante. Por fim, a dj Lala K levou um repertório de músicas pop, dos anos 80 até as mais recentes, nacional e internacional, fechando com chave de ouro a noite.
Na saída, os associados puderam levar a 10ª edição da revista Dfato da AMPPE, em homenagem a nova data da entidade, com matérias especiais.

Em breve o álbum completo das fotos da festa!