Confira como foi a abertura do V Encontro Nacional do Ministério Público

Fotos: Thaís Lima/ Ascom AMPPE

Se propondo a discutir o Ministério Público: pensamento crítico e práticas transformadoras, o V Encontro Nacional do MP teve início na noite de ontem, dia 2 de maio, no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Recife. Na programação de abertura, a conferência do professor livre-docente do Instituto de Economia da Unicamp, Plínio de Arruda Sampaio Júnior deu o tom do que virá a ser debatido nos próximos dias de encontro. Fazendo uma análise conjuntural da história política, econômica e cultural do Brasil, ele palestrou sobre a “Formação nacional, reversão neoliberal e revolução brasileira”.

Compuseram a mesa principal da cerimônia de abertura, além do Procurador-Geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros, a diretora da ENAMP, Ana Teresa Freitas e opresidente do CDEMP, Luciano de Faria Brasil.

Fotos: Thaís Lima/ Ascom AMPPE

Homenagem

A noite também foi de homenagens ao promotor de Justiça do Estado de São Paulo Marcelo Goulart, que está se aposentando. Na ocasião, foi exibido um vídeo sobre sua trajetória de mais de 30 anos de Ministério Público, atuando sempre em prol de um MP mais democrático e em defesa dos direitos humanos, a fim de diminuir os contraste sociais. Além do vídeo, foram feitas diversas homenagens por colegas que entregaram honrarias e presentes ao promotor.

A noite do primeiro dia de Encontro foi encerrada pelo Grupo de Dança e Canto do IMPPE, que realizou uma apresentação cultural reunindo elementos característicos da nossa música pernambucana.

Fotos: Thaís Lima/ Ascom AMPPE

Segundo dia

Neste segundo dia de Encontro, a programação será realizada no auditório do Banco Central do Brasil, que fica na Rua da Aurora, no bairro de Santo Amaro. Os temas das mesas de debate de hoje são: “Práticas transformadoras e Justiça restaurativa”, tendo como expositores o PGJ, Francisco Dirceu Barros, e o promotor Afonso Konzen, do Ministério Público do Rio Grande do Sul; “A questão racial e de gênero no MP brasileiro”, com a participação da 1º vice-presidente da AMPPE, a promotora Maria Ivana Botelho, e do promotor Eduardo Valério, do Ministério Público de São Paulo (MPSP); “Reforma processual e juízo de cooperação: novos caminhos

ao fortalecimento da unidade institucional do Ministério Público”, com os promotores André Felipe Menezes, do MPPE, e Cássius Chai, do Ministério Público Maranhão (MPMA).

Confira as fotos do primeiro dia do V Encontro Nacional do MP: