MPPE realiza ato contra mudanças no projeto anticorrupção


Foto: MPPE.

O Ministério Público de Pernambuco realizou nesta quinta-feira, 1º de dezembro, ato de repúdio ao texto aprovado pela Câmara dos Deputados, em 1º turno, desconfigurando a versão original do projeto de lei nº 4580/2016, que estabelecia medidas contra a corrupção e ao enriquecimento ilícito de agentes públicos. O ato, realizado em frente ao prédio sede do MPPE, no bairro de Santo Antônio (Recife/PE), teve início por volta das 14h, e contou com a presença do presidente da AMPPE, Roberto Brayner, do procurador-geral de Justiça, Carlos Guerra, do subprocurador-geral de Justiça em Assuntos Jurídicos, Clênio Valença, e da subprocuradora-geral em Assuntos Administrativos, Laís Teixeira, entre outros membros da instituição.


Foto: MPPE.

Em sua fala, Brayner criticou a conduta dos deputados, que além de terem realizado a votação durante a madrugada, em um momento de comoção nacional, devido a tragédia chapecoense, alteraram drasticamente o projeto de forma a intimidar a atuação do Ministério Público e da Magistratura no combate à corrupção. “A população pediu o endurecimento das regras do combate à corrupção e o Legislativo está pretendendo entregar punição para juízes e membros do Ministério Público, verdadeiro contrabando legislativo. Esse ataque é uma retaliação ao trabalho que vem sendo desempenhado pelo MP e pelo Judiciário no Brasil inteiro no combate aos crimes do colarinho branco”, comentou o presidente.


Foto: MPPE.

Amanhã, 2, a Frentas/PE realiza mobilização no Recife contra a criminalização dos agentes públicos encarregados do combate à corrupção. O ato será às 11h, no Fórum Rodolfo Aureliano (Joana Bezerra).