Jaboatão dos Guararapes recebe debate sobre investigação criminal pelo MP

A investigação criminal conduzida pelo Ministério Público esteve em pauta mais uma vez nesta sexta-feira, na 6ª edição do Discuta seus Direitos. Realizada em Jaboatão dos Guararapes, o debate reuniu promotores de Justiça desta Circunscrição e da capital, dando continuidade à discussão temática da última edição, ocorrida em Arcoverde. O tema foi apresentado pelos promotores do Rio Grande do Norte Emanuel Dhayan e Sílvio Barreto Brito, que compartilharam experiências de investigações criminais enquanto membros do MP.

Sílvio Barreto Brito, que, no primeiro bloco da programação, falou sobre sua experiência em investigação criminal do tráfico de drogas em pequenas comunidades, acredita que a iniciativa da AMPPE é muito importante, pois é preciso haver mais integração e aproximação entre os MPs estaduais. “Experiências que tenham dado certo em algum lugar podem dar certo em outros também. O modelo, que foi viável pra gente no Rio Grande do Norte, foi exitoso e a gente sabe que pode ser replicado não somente lá como aqui, cuja realidade do interior é muito parecida”, observou.

O segundo momento, após o almoço, foi conduzido por Emanuel Dhayan, que contou sua experiência em investigação do patrimônio público, com a Operação Pecado Capital, sobre irregularidades cometidas durante as gestões dos ex-diretores do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem/RN), Rychardson de Macedo e Augusto Halley Targino. “A ideia da apresentação do caso é mostrar os passos de uma investigação, mostrar como o promotor, sem grande estrutura investigativa, pode também tentar replicar esse tipo de investigação aqui em Pernambuco”, comentou Dhayan, que também participou do debate em Arcoverde.

“A gente cresce com esses exemplos. Aprendemos. E a ideia é essa, que os promotores venham, discutam, aprendam e que isso possa refletir na sua atividade, tornando-a cada vez melhor, mais aperfeiçoada, para defender a sociedade da melhor forma possível”, afirmou o presidente da AMPPE, Salomão Ismail Filho. O Discuta seus Direitos, projeto de debate itinerante, já passou por Recife, Caruaru, Limoeiro, Petrolina e Arcoverde, chegando hoje à Região Metropolitana do Recife.

O evento ocorreu nesta sexta-feira, 29 de abril, na sede Promotorias de Justiça de Jaboatão dos Guararapes, em Prazeres. Iniciado às 9h, teve sua programação dividida em dois blocos, com pausa para almoço, servido no local do evento.