Frentas/PE realiza com sucesso primeiro seminário

Realizado na manhã desta sexta-feira, 10 de fevereiro, o primeiro seminário da Frentas/PE discutiu com sucesso temas relevantes que perpassam a questão da Reforma da Previdência. Os associados das entidades integrantes da Frente que estiveram presente, presenciaram palestras que abordaram o sistema previdenciário brasileiro, os desvios de recursos da Seguridade Social, a origem e os gastos com os juros da dívida pública. O evento foi realizado em auditório do empresarial RioMar Trade Center, no Pina, Recife.

Após a abertura do evento realizada pelo presidente da AMPPE e coordenador da Frentas/PE, Roberto Brayner, o professor José Menezes Gomes, coordenador do Núcleo de Alagoas de Auditoria Cidadã da Dívida, em sua palestra, fez um resgate histórico da dívida pública, elucidando a questão da PEC 55, do Teto dos Gastos.

O segundo momento do seminário ficou por conta do vice-presidente da Anamatra, Guilherme Guimarães Feliciano, juiz do Trabalho da 15ª Região e professor da USP. Ele trouxe aos presentes no evento uma explicação mais aprofundada sobre a proposta do governo sobre a Previdência Social, a PEC 287, que, segundo ele, é uma PEC “siamesa” da PEC do Teto dos Gastos, além de comentar a utilização da mídia por parte do governo para “convencer” os cidadãos sobre a necessidade de aprovação da propista. “É um discurso que possui fissuras e, portanto, precisa ser conhecido e discutido”, comentou.

“O momento exige que estejamos preparados e articulados para enfrentar esse debate. O seminário cumpriu esse papel”, afirma o presidente da AMPPE, Roberto Brayner, atual coordenador da Frente. O seminário de hoje deu início a um circuito de debates, que serão promovidos pela Frentas/PE.

Frentas/PE

Além da AMPPE, integram a frente a Associação dos Magistrados do Estado de Pernambuco (AMEPE), a Associação dos Magistrados do Trabalho da 6ª Região (AMATRA VI), a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) e a Associação dos Juízes Federais (AJUFE).