Formação do Agente Político: impressões do primeiro dia de curso

Está chegando ao fim o primeiro dia do Curso de Formação do Agente Político, promovido pela AMPPE em parceria com a Escola Superior do Ministério Público de Pernambuco. O curso, oferecido gratuitamente e exclusivamente para associados, iniciou na manhã de hoje, no auditório do MPF, um debate enriquecedor voltado para a formação de membros do Ministério Público como agentes políticos e para o papel social da instituição como um todo. Ministrado pelo promotor de Justiça de São Paulo, Marcelo Pedroso Goulart, mestre em direito pela UNESP e um dos membros fundadores do Movimento do Ministério Público Democrático, o curso é referência no país.

Segundo o presidente do Instituto do Ministério Público, André Felipe Barbosa, o curso está sendo ainda melhor do que se esperava, embora as expectativas fossem grandes. “Não está sendo apenas um curso de formação, mas um espaço de efetivo debate para pensar e repensar o ministério público brasileiro enquanto instituição, em um fórum onde muitas ideias estão sendo lançadas no nível paradigmático das colocações feitas durante o evento”, comentou ele, que parabenizou o expositor e os participantes.

No início da manhã, Marcelo Goulart apresentou ao público, formado exclusivamente por promotores e procuradores do MP pernambucano, as premissas metodológicas do curso. Em seguida, deu prosseguimento à programação, com uma análise detalhada do Ministério Público e suas características estruturais e funcionais-teleológicas. O debate, que contou com a participação expressiva do público, foi fundamental para adentrar o tema da tarde: a crise do Ministério Público e os planos de intervenção para sua superação.

As atividades do curso serão retomadas amanhã, às 9h. A entrega de certificados será realizada no final do dia.