Eleições MPPE 2019: confira a cobertura completa

Os membros do Ministério Público de Pernambuco escolheram mediante eleição realizada na sexta-feira, 4 de janeiro, a lista tríplice de candidatos a Procurador-geral de Justiça do MPPE. Dentre os sete candidatos, foram escolhidos Francisco Dirceu Barros (65,05%), Paulo Augusto de Freitas Oliveira (53,24%) e Maviael de Souza Silva (42,59%) para compor a lista que seguiu para o governador Paulo Câmara. O Governador, por sua vez, optou por reconduzir Francisco Dirceu ao cargo de PGJ para o biênio 2019-2021.

Com 432 votos válidos, 1 voto nulo e 9 abstenções, a eleição ocorreu das 9h às 17h, no Centro Cultural Rossini Alves Couto, no bairro de Santo Amaro, no Recife. A mesa eleitoral foi composta pelos promotores de Justiça Cristiane de Gusmão, Liliane da Fonseca e Marco Aurélio Farias. Já a apuração, que terminou por volta das 19h30, foi fiscalizada pelos promotores André Silvani e Alexandre Bezerra.

AMPPE nas eleições

Além de ter realizado o debate entre candidatos a PGJ (no dia 19 de dezembro), a AMPPE acompanhou de perto o pleito do MPPE durante todo o dia de votação. Para o presidente da associação, Marcos Carvalho, a instituição cumpriu seu papel ao incentivar o debate e reforçar a luta pela escolha do candidato mais votado pelos membros do MPPE por parte do Governador. O ofício solicitando que seja acatada a vontade majoritária dos membros do MP pernambucano foi encaminhado ao Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo, na última quarta-feira, dia 2 de janeiro.

Aposentados

Durante a realização das eleições, os aposentados mobilizaram-se em favor de sua participação na votação da lista tríplice dos candidatos a Procurador-geral de Justiça.