Discuta seus Direitos – Promotores debatem Segurança Insitucional

Realizado no dia 15 de julho de 2016, o Discuta seus Direitos – Serra Talhada reuniu os promotores do sertão do Pajeú em um importante debate sobre segurança institucional. Os palestrantes convidados foram Coronel Denys Roberto Soares de Lima, da Assessoria Ministerial de Segurança Institucional do MPPE, e o ex-coordenador do Núcleo de Inteligência do Ministério Público de Pernambuco (NIMP-PE), Edgar Braz. Promotor de Justiça Criminal da Central de Inquéritos, na Capital, Edgar também já esteve à frente do GAECO do MPPE e do núcleo de inteligência do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC).

O evento teve início às 10h, no auditório da no auditório da Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada (FAFOPST). O Presidente da AMPPE, Salomão Ismail Filho, proferiu discurso de abertura, lembrando a época em que atuou no sertão pernambucano, na comarca de Ouricuri. “Sabemos da dificuldade que vocês, promotores do interior, passam. Por isso essa interiorização da Associação é tão importante”, comentou Salomão. Além de Serra Talhada, o projeto Discuta seus Direitos já passou por Recife, Caruaru, Limoeiro, Arcoverde, Jaboatão dos Guararapes e Petrolina.

Em sua fala, o promotor Edgar Braz compartilhou com os colegas sua experiência à frente NIMP/PE e do GNCOC, esclarecendo a função e a importância dos núcleos de inteligência. Além de falar sobre seu trabalho na Assessoria Ministerial de Segurança Institucional do MPPE, Coronel Denys, trouxe grandes esclarecimentos sobre as medidas que devem ser tomadas em caso de risco ou ameaça à integridade física do membro em decorrência de sua função institucional. Segundo ele, existem hoje em Pernambuco, 22 promotores em situação de segurança especial.