Discuta seus Direitos debate atribuições de cargos no MPPE

Petrolina recebeu na manhã desta sexta-feira, 17 de fevereiro, a primeira edição do ano do Discuta seus Direitos, projeto itinerante da AMPPE dedicado a debates. Realizado no auditório da sede das Promotorias de Justiça do município, o evento colocou em pauta a questão da adequação das atribuições dos cargos no Ministério Público de Pernambuco e os promotores substitutos.

Essa edição foi guiada pelos convidados Antônio Fernandes Oliveira Matos Júnior, assessor da Procuradoria Geral de Justiça do MPPE em matéria administrativa, e José Roberto da Silva, assessor da corregedoria do MPPE. “Foi um rico debate sobre o futuro do Ministério Público, provocado a partir da discussão acerca da adequação das atribuições dos órgãos de execução e das possíveis modificações do desenho estrutural de nossa instituição”, comentou o presidente da AMPPE, Roberto Brayner.

Por ser um projeto itinerante, segundo José Roberto, um dos debatedores, o evento não somente proporciona o debate institucional, mas também dá a chance de rever colegas e amigos. “A gente só pode parabenizar a Associação pela promoção de eventos como esse, porque nos dá a oportunidade de rever colegas e amigos que estão no interior, como foi o meu caso, e conhecer quais são as suas preocupações e reivindicações a partir das peculiaridades locais e considerá-las no conjunto da Instituição. No caso de hoje, as ponderações dos colegas com a estruturação da carreira confirmaram a nossa expectativa acerca de seu comprometimento com o futuro do MPPE”, afirmou.

Para a associada Rosane Cavalcanti, que atua em Petrolina, o momento foi muito positivo também pela escolha dos debatedores e pelo formato do evento. “Foi importante a vinda da Associação junto com a Corregedoria e também com o assessor administrativo do atual PGJ. Assim, a discussão passou por todos os setores que de fato podem fazer a mudança com relação a esses problemas enfrentados por nós aqui de Petrolina, principalmente. Também o formato descontraído do evento contribuiu sobremaneira para a franca discussão das propostas apresentadas e para interação harmoniosa entre os colegas”, explicou.