Conferência Regional de Promotoras e Procuradoras discutiu equidade de gênero em Salvador

Pernambuco foi muito bem representado na 2ª Conferência Regional das Promotoras e Procuradoras de Justiça da Região Nordeste, que foi realizada de 29 a 30 de março, em Salvador, na Bahia. Além de associadas da AMPPE, diversas membras do MPPE participaram do evento promovido pela Presidência do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Defesa Coletiva e da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais (CDDF/CNMP), em parceria com a Delegação da União Europeia no Brasil e com as Procuradorias-Gerais de Justiça dos Estados da região Nordeste (Bahia, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Alagoas).

Com o objetivo de colher manifestações das promotoras e procuradoras de Justiça sobre o fluxo e os obstáculos para ingresso, lotação, permanência, capacitação e movimentação na carreira, refletindo sobre problemas, soluções e boas práticas, foram realizados painéis e conferências. A primeira secretária da AMPPE, Deluse Florentino, falou sobre a importância do evento.

“As conferências têm se revelado como importantes instrumentos motivacionais e com um potencial transformador impressionante ao conferir visibilidade e importância à temática da equidade de gênero e étnico racial em nossa instituição. Merece destaque a metodologia aplicada no evento, que foi coordenado de forma brilhante por João Akira e Ana Teresa Freitas, que assim como Ivana Farina, estarão conosco no Congresso Estadual em Gravatá, em maio “, afirmou Deluse.

Durante o evento, estiveram em pauta temas como a adequação de espaços público para amamentação, a não interrupção da licença maternidade, a questão da equidade étnico racial, com o foco na efetivação da política de cotas raciais e a equidade de gênero nos eventos do MP e nos concursos.

“Pernambuco se fez presente com uma bancada representativa e participativa, fazendo jus a sua tradição libertária e vanguardista. Sororidade foi a palavra de ordem do evento e se fez presente a cada momento”, concluiu a primeira secretária da AMPPE.

Leia mais: Especialistas debatem equidade de gênero em evento que reúne mulheres integrantes do MP