Calendário Judiciário proposto pela AMPPE será implementado

O trabalho de articulação da AMPPE para a criação de um calendário compartilhado entre todos os órgãos de Justiça do Estado rendeu bons frutos: na última terça-feira, o Procurador-Geral de Justiça, Carlos Guerra, e o presidente do TJPE, Leopoldo Raposo, se reuniram para acertar detalhes sobre a institucionalização de uma comissão especial composta pelo Tribunal de Justiça, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil e Defensoria Pública em Pernambuco, visando uma atuação mais integrada dos órgãos.

A proposta para criação de tal comissão surgiu durante o encontro do presidente da AMPPE com o presidente do TJPE, realizado no dia 20 setembro, no qual também estiveram presentes representantes da OAB, da Associação dos Defensores Públicos e da Escola Superior do MPPE. O objetivo é criar um espaço democrático, inclusive com a participação dos órgãos de classe e dos centros de formação, em que a agenda e o calendário do Poder Judiciário Estadual possam ser construídos coletivamente no ano anterior, garantindo mais eficiência no serviço prestado à sociedade e possibilitando a superação de eventuais obstáculos.

Desde o início do semestre, antes mesmo de assumir formalmente a gestão para o biênio, a nova diretoria da AMPPE vem articulando o calendário do Judiciário. Para tanto, foram realizadas visitas à OAB e à Defensoria Pública, bem como à Administração Superior do MPPE, que se comprometeu em apoiar a inciativa. A última reunião, já com o presidente do TJPE, foi bastante produtiva e resultou no diálogo efetivo entre os órgãos.


Reunião no TJPE articulada pela AMPPE com os órgãos
de Justiça para tratar do Calendário Judiciário.