AMPPE participa de audiência pública para discutir a Reforma Previdenciária

Para discutir a Reforma da Previdência, foi realizada nesta terça-feira, 8 de novembro, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, uma audiência pública com a participação de palestrantes, deputados, membros do Ministério Público e de associações ligadas ao funcionalismo público. Na sessão solicitada e presidida pelo deputado Rodrigo Novaes (PSD), a pedido do Fórum Pernambucano em Defesa do Servidor Público (FOPESPE), estiveram presentes na mesa explanadora o presidente da AMPPE, Roberto Brayner, o presidente do Sindifisco/PE, Francelino Valença, e os palestrantes Margarida Lopes (Associação Paulista dos Auditores Fiscais da Receita Federal – ANFIP) e Amir Reis (Instituto dos Advogados Previdenciários de Pernambuco – IAPE/PE).

Abordando o tema da Seguridade Social e a forma como ela funciona no Brasil, Margarida Lopes destacou que toda a sociedade contribui no financiamento da previdência. “A Seguridade Social se baseia em um tripé que é formado pela Previdência, Saúde e Assistência Social, conforme diz a Constituição Federal. Toda a sociedade financia a seguridade social de forma direta ou indireta. Nos termos da lei mediante a recursos provenientes da União, dos Municípios e de outros canais. Por isso, não podemos ver a aposentadoria por um só prisma, temos que ver tudo”, destacou a ex-presidente da ANFIP.

Representando a Associação, o presidente Roberto Brayner destacou em sua fala a necessidade de priorização do combate à sonegação como uma saída para a crise fiscal e defendeu a realização de uma auditoria na dívida pública. “A auditoria da dívida precisa ser enfrentada. Não adianta tentar convencer da necessidade de reformar a previdência social sem transparência. Precisamos auditar essa dívida”, ressaltou. A sessão foi acompanhada também pelos diretores do Departamento de Aposentados da AMPPE, Geraldo Margela e Bernadete Aragão, e pela diretora do Departamento de Beneficência Letícia Coelho.

Segundo Bernadete Aragão, o saldo desse primeiro momento de discussão foi muito positivo. “O próximo passo decorrerá aqui em Pernambuco do interesse pela matéria por parte dos deputados Rodrigo Novaes e Sílvio Costa Filho, os quais pretendem criar um ciclo de debates, inclusive incluindo os deputados federais do nosso Estado. Ressalto também o interesse do vereador Jayme Asfora em promover audiência na Câmara sobre o tema”, comentou.