AMPPE participa da solenidade de posse dos novos promotores de Justiça

O Ministério Público de Pernambuco agora conta com mais 21 promotores de Justiça. Aprovados no 24ª Concurso Público para cargos de promotor de Justiça e promotor de Justiça Substituto da instituição, os novos nomes compõem oficialmente o quadro de membros do MPPE, após posse forma realizada na manhã desta quinta-feira, 10 de agosto, no Centro Cultural Rossini Alves Couto. O presidente da AMPPE, Roberto Brayner, participou da solenidade, que contou também com a posse do novo procurador de Justiça José Correia de Araújo.

Com um discurso esperançoso e realista, Brayner salientou o respeito à Constituição Federal e aos direitos humanos e a necessidade contínua de reaproximação dos movimentos sociais para uma atuação efetiva como membros do MP. “Nesta ocasião, o nosso sentimento é de renovação da esperança em dias melhores. É muito bom presenciar a chegada de novos promotores. A instituição precisa dessa oxigenação, principalmente neste momento em que nos deparamos com o mais forte ataque já visto ao Ministério Público”, declara Brayner. No próximo dia 25 de agosto, a AMPPE recepcionará os novos associados. Na ocasião, será feita a entrega dos broches (mais informações em breve).

Além do presidente da associação e do procurador-geral de Justiça do MPPE, Francisco Dirceu Barros, compuseram a mesa: o governador do Estado, Paulo Câmara, o decano do Colégio de Procuradores de Justiça, Renato da Silva Filho, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchôa, o defensor público-geral de Pernambuco, Manoel Jerônimo de Melo Neto, o procurador do Ministério Público de Contas (representando o presidente do Tribunal de Contas do Estado), Cristiano Pimentel, o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco, Leonardo Acioly da Silva, o ouvidor do MPPE, Antônio Carlos de Oliveira Cavalcanti, a presidente da Comissão de Concurso de promotores do MPPE, Adriana Gonçalves Fontes, o secretário-geral do MPPE, Alexandre Augusto Bezerra, o diretor da Escola Superior do MPPE, Sílvio José Meneses Tavares, o secretário do Colégio de Procuradores, Paulo Augusto de Freitas Oliveira, e a presidente do IMPPE e 2ª vice-presidente da AMPPE, Dalva Cabral de Oliveira Neta.

Referindo-se à vacância de 146 promotorias no Estado, o procurador-geral de Justiça afirmou que uma instituição como o MP não pode funcionar à contento. “Com essa posse dos 21 novos guerreiros e guerreiras, nós sinalizamos que estamos firmando um compromisso com a sociedade pernambucana de uma defesa intransigente da cidadania e do combate à criminalidade”, defendeu. Dirceu adiantou que em novembro serão nomeados mais vinte promotores para o MPPE.

Confira quem são os promotores de Justiça empossados nesta quinta-feira e em qual Comarca cada um dará início a suas atividades: Andrei Aparecida Moura do Couto (Trindade), Bruno Miquelao Gottardi (Ipubi), Camila Spinelli Regis de Melo (Betânia), Daniel Cezar de Lima Vieira (Moreilândia), Fernando Henrique Ferreira Cunha Ramos (Carnaíba), Gabriela Tavares Almeida (Cabrobó), Helmer Rodrigues Alves (João Alfredo), Ivan Viegas Renaux de Andrade (Amaraji), João Paulo Carvalho dos Santos (Parnamirim), Kelly Jane Rodrigues Prado (Bodocó), Larissa de Almeida Moura (Angelim), Lucio Carlos Malta Cabral (Verdejante), Maria Cecilia Soares Tertuliano (Sanharó), Milena de Oliveira Santos (Terra Nova), Renata de Lima Landim (São José do Belmonte), Regina Wanderley Leite de Almeida (Maraial), Rodrigo Amorim da Silva Santos (Belém de São Francisco), Soraya Cristina dos Santos Dutra de Macedo (Cupira), Themes Jaciara Mergulhão da Costa (Floresta), Vinicius Costa e Silva (Toritama) e Wanessa Kelly Almeida Silva (Santa Maria do Cambucá).