1ª Corrida Nacional do MP: Os benefícios que a corrida proporciona

Aproveitando o clima da 1ª Corrida Nacional do MP: Correndo pela Cidadania, que acontece no domingo 19 de junho, que tal conferir um texto a respeito dos benefícios que a corrida pode nos proporcionar? De autoria de Fernando Guimarães, professor adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE) e diretor da FG Assessoria Esportiva, parceira da AMPPE na realização do evento, o artigo Os benefícios que a corrida possibilita ao praticante chega em boa hora para nos manter informados sobre o que a prática esportiva mais democrática que existe oferece de bom.

Lembrando que as inscrições para a Corrida seguem até o dia 16 de junho. Basta acessar o site www.corridanacionaldomp.com e garantir sua presença no evento! Mais informações, clique aqui.

Confira!

Os benefícios que a corrida possibilita ao praticante

Por Fernando Guimarães
Professor Adjunto III – ESEF/UPE
Diretor da Fernando Guimarães Assessoria Esportiva

A prática da corrida cresceu muito nos últimos anos. Sozinha ou em grupo? Na rua ou na esteira? A corrida ainda é um dos esportes que mais conquista adeptos em todo o mundo. A corrida se tornou um esporte popular, tanto que hoje, no Brasil, só perde em número de praticantes para o futebol. Cada vez mais as pessoas aderem a esse tipo de atividade com diferentes objetivos. Seja para perder peso, controle o colesterol, controle da glicemia, controle da pressão arterial, em busca da performance máxima ou simplesmente correr, as pessoas encontraram na corrida uma prática salutar e de baixo custo. Talvez, um dos principais benefícios da corrida, no que se diz respeito a saúde, seja a melhoria do sistema cardiovascular. O coração e as artérias também são músculos, portanto, atividade como corrida, por exemplo, tem adaptações benéficas contra doenças cardíacas. Contribuindo positivamente na eficácia do sistema cardiovascular, como por exemplo: bradicardia (diminuição do batimento cardíaco), redução da pressão arterial, aumentando o tamanho do coração (hipertrofia excêntrica), diminuição do risco de doenças cardiovasculares, aumento no número de artérias e de hemácias (glóbulos vermelhos), isso aumenta a quantidade de sangue e consequentemente a quantidade de nutrientes e oxigênio para as células musculares, resultando assim em uma maior resistência e melhora na performance.

Numa perspectiva mecânica a corrida por ser um esporte de impacto provoca um aumento da massa óssea, assim ajudando a prevenir e ajudando no tratamento da osteoporose. A maior exigência muscular provoca um aumento na resistência muscular podendo beneficiar o praticante uma maior quantidade de contrações musculares por um período maior.

Durante a corrida ocorre, também, uma liberação de um hormônio – a endorfina. Podemos citar alguns benefícios em decorrência do efeito da endorfina no corpo, são eles: melhoria da autoestima, melhoria na memória, aumento da resistência, maior disposição física e mental, melhora o sistema imunológico, previne de lesões nas artérias (arteriosclerose), melhora a concentração e combate os radicais livres.Ainda podemos afirmar que a prática da corrida tem um grande papel de socialização, melhora o sistema de controle do equilíbrio, gera um alto gasto energético.

O acompanhamento de um profissional de educação física é imprescindível. Para iniciar a prática da corrida, se faz necessário uma orientação especializada e encontrem-se autorizadas por profissionais da saúde e com todos seus exames em dia (check-up clínico e ortopédico, exames ergométrico de esforço e cardiopulmonar).

Então, o que você está esperando? Vamos correr! Uma atividade simples e barata, você não tem desculpa depois de ver tantas vantagens, não é? Agora é sua vez, se aqueça bem e…

Não perca a oportunidade de começar o mais rápido possível!!

Fernando Guimarães
Email: f.guima1960@gmail.com
Instagram: @fguimapersonal
Facebook: Fernando Guimarães
Celular: 81-99838-4487 / 81-99931-1595