Desigualdade de gênero no MP é tema de audiência pública histórica do CNMP

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) sediou, em Brasília/DF, ao longo do dia de ontem, 17, a audiência pública “Participação feminina como expositora em evento jurídico do Ministério Público”. Na ocasião, a AMPPE foi representada pela vice-presidente Ivana Botelho. A reunião contou ainda com a participação do presidente Marcos Carvalho.

Na pauta, estavam questões ligadas à desigualdade de gênero mundo e, em específico, no Ministério Público. Tratou-se, ainda, da necessidade de serem adotadas medidas para erradicação desta desigualdade no órgão, através, por exemplo, da busca por maior participação feminina em eventos.

Durante a audiência, também foram apresentados, pelo conselheiro Valter Shuenquener, os resultados de enquete promovida pelo CNMP sobre a necessidade de estabelecimento de um percentual ou número de mulheres como expositoras em eventos do MP. De acordo com Shuenquener, cerca de 60% dos votantes concordaram com a implementação da medida.

Para Ivana Botelho, tais debates marcam um dia importante para a história do MP brasileiro. “Dia histórico para o Ministério Público Brasileiro! Não há dúvida que algo precisa ser feito, urgentemente, para aumentar a participação feminina em eventos e cursos institucionais”, afirma.